Páginas

Para pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Porta Chaves



Quem me conhece sabe onde trabalho, em uma loja de bebidas no centro de Guarapari (www.bebydas.com) e sabe também que eu adoro ir pra roça que tenho em Cachoeirinha, e quando eu não estou em um desses dois lugares geralmente estou na casa da minha namorada ou na minha casa onde ultimamente tenho inventando uso para muitas coisas que tenho lá. Sou praticamente um “acumulador” de tranqueiras e vejo que preciso dar utilidade a elas, pois a casa esta parecendo uma loja de topa-tudo. Adoro coisas antigas e sempre compro muitas coisas ou mesmo ganho coisas que tenham referência com natureza e antiguidades. Acabo tendo de tudo um pouco, quem já foi em minha casa já viu até uma carroça muito antiga que tenho guardada. Comprei ela pela internet, o problema foi trazê-la de uma cidadeinha do interior do Rio Grande do Sul, essa vai esperar mais um pouco para eu me animar de fazer a restauração, pois vai me exigir muito mais energia que tenho hoje. J


Vou iniciar as postagens em nosso Blog com fotos de coisas que já fiz, ou apenas transformei em útil, em meu tempo livre antes de iniciar o blog.
Esta primeira postagem é de um quadro de madeira com entalhe de peixe. Esse quadro eu ganhei de um ex funcionário da loja, o Igor Damacena, o quadro foi feita pelo pai dele, o Japa, que faz trabalhos entalhados em madeira maravilhosos, encontramos ele geralmente no Calçadão de Guarpari.
O que fiz foi transformar o quadro em um nobre porta-chaves. Com alguns ganchos que comprei na Casa dos Parafusos pude dar uso a um quadro simples e rústico. Dei uma lixada nas bordas que não tinham qualquer acabamento e envernizei utilizando verniz em spray, mais caro, porém mais prático e rápido.





As dicas:
1) Utilizar os ganchinhos dourados que combinam mais com a madeira, gancho em “L” para as chaves, ganchos fechados na parte superior (para sustentar o quadro) e ganchos em “L” para fixação na parede, e na parede use as buchas adequadas.
2) Como o quadro tem mais de 50 cm e terá sempre “fluxo de chaves” intenso achei mais adequado utilizar dois ganchos para fixação, evitando dele ficar sempre balançando.
3) Para evitar que a madeira lasque ou rache no momento de enroscar os ganchinhos, fazer uso de furadeira com broca para madeira bem fininha para fazer a abertura inicial necessária, esse cuidado é porque os gancho ficarão bem na margem da madeira.
4) Neste quadro eu pude aproveitar bastante o cumprimento com a colocação de 7 ganchos com espaçamento aproximado de 7,5cm entre eles, se o espaçamento for menor pode acabar atrapalhando na hora de tirar os molhos de chaves.
5) Atente para não colocar os ganchos muito próximos das quinas ou bordas do quadro de madeira, isso deixaria a madeira vulnerável, aqui demos uma distância de quase 5 cm da borda para a furação do primeiro gancho.
6) Para o porta-chaves ter realmente funcionalidade escolha um local adequado para afixá-lo, onde haja o real fluxo de entrada e saída de sua casa, assim quem chega pode colocar as chaves do carro e quem sai pode retirar, tudo com praticidade e funcionalidade. 

Erro meu:
Como eu não tinha as buchas de tamanho certo em casa e fiquei com vontade de afixar logo o porta chaves na parede, acabei usando buchas maiores que não corresponderam ao tamanho do gancho, isso não proporcionou um acabamento adequado na parede. Nem tudo da certo! J

Envolvidos:
Casa dos Parafusos (27) 3361-1536 (Ganchos, buchas e brocas). Atendimento muito paciente, todos amigos.
Visual Tintas do Aeroporto (27) 3361-3449 (Lixas e Verniz spray). Geralmente quem me atende é o Ronaldo, mas todos atendem muito bem.


ATENÇÃO: Ao utilizar ferramentas manuais ou elétricas faça uso com muito cuidado - Faça uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) Luvas, óculos, máscara fazem toda a diferença!

Aqui em casa chaves é que não faltam para serem penduradas, então, o quadro está sendo agora bem utilizado. E você gostou ou tem algum objeto que possa ser aproveitado desta forma?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se com seu e-mail para que possamos responder seus comentários.