Páginas

Para pesquisar neste blog

domingo, 22 de abril de 2012

Casinha para Passarinhos



Eu amo sitio e tudo relacionado a ele. Adoro apreciar o verde, os animais, os pássaros... E sempre via muitos pássaros em um terreno que tenho, Ranchuah, na comunidade rural chamada Cachoeirinha, em Guarapari, e senti a necessidade de dar um presente, uma estrutura bem legal para que os pássaros pudessem se alimentar. Na verdade o que a gente quer é manipular a natureza para nosso prazer, atraindo os pássaros em um lugar mais cômodo e mais visual para que possamos apreciá-los de forma mais confortável possível. Mas isso não tão criminoso assim, espero eu! Rsss
Assim em meu tempo livre iniciei minha labuta prazerosa e preparei um esboço de eu casinha de madeira, que de pouco a pouco acabou ficando enorme e cheia de detalhes. A danada da casinha acabou com uma estrutura invejável, com 6 ninhos, 2 bebedouros com fluxo de água constante, 6 poleiros, 2 plataformas para frutas, uma área coberta ampla com um balanço para alimentos e um belo galo do tempo em metal sobre o telhadinho.


Bem, vamos por partes:

01 – Como falei tudo iniciou em alguns esboços feitos à mão, chegamos em desenhos transferidos para o Corel Draw. No Corel eu tive a oportunidade de saber todas as medidas de cada pedaço de madeira que eu iria precisar na construção da casinha. Optei por uma madeira que tivesse maior durabilidade no tempo, a garapa, uma madeira de cor amarelo ouro, muito utilizada em carrocerias de caminhões. A casinha com os “acessórios” foi concluída com um tamanho bem acima do esperado, quase não cabe na carroceria da caminhonete, grandinha Né??!. Rsss

2 – Com todas as madeiras cortadas sob medida fui comprar os parafusos, optei por todos de inox e nenhum de fenda, eu odeio ter que parafusar com chave de fenda, com chave de boca é bem melhor.

3 – Montando a casinha, usei muito a furadeira e a chave de boca, as colunas que sustentam a parte do telhado são feitas de um mourão de eucalipto tratado.

4 – Os cochos de beber água são pequenas gamelas de madeira parafusadas em hastes de ferro que mandei fazer. As gamelas têm uma furação na lateral por onde passa um caninho de cobre por onde corre a água, e ao centro tem uma outra furação que serve para escoar o excesso de água.


5 – O sistema de abastecimento de água tem até um registro para controlar o volume de água. É abastecido a partir de uma torneira de jardim, a mangueira chega até a base da casinha, passa pelo registro e se divide em duas pequenas mangueirinhas para abastecer os dois bebedouros.


6 – Abaixo do telhado aproveitei o espaço livre e dividi em 6 compartimentos, fiz 3 furos em cada lado da casinha e assim temos 6 bons ninhos independentes, hoje já habitados.


7 – As duas plataformas para frutas também estão parafusadas em hastes de ferro, de mesma forma que os bebedouros.


8 – Os poleiros estão parafusados nas hastes de ferro que sustentam os bebedouros e as plataformas de frutas, e em frente dos buracos dos ninhos também temos poleiros.

9 – Na parte coberta instalei uma plataforma em forma de balanço com correntes, mas sobre ela acabei pendurando um comedouro automático de plástico, mas este não durou muito tempo.


10 – Para sustentar a casinha e toda sua estrutura optei por um mourão de espessura maior, afixei a casa sobre o mourão com a garantia de 4 mãos francesas douradas.


11 – Eu arrumei até utilidade para um galo do tempo em metal fundido que eu tinha há muito tempo em casa, fiz uma base em 45º graus para poder parafusar sobre o telhadinho da casinha.

12 – Montada, pintada e instalada no lugar, abrimos a água e colocamos as frutas e a cangiquinha nos seus devidos lugares. 

As dicas:
1) Com a casinha pronta opte por colocar como alimentos sementes, grãos e cereais diversos, assim atrairá várias espécies de pássaros. Não deixar faltar alimentos e água é essencial para manter o fluxo da passarada.
2) Se vai pintar a casinha não há necessidade de investir em madeira de qualidade, bem como parafusos de inox.
3) As gamelas de madeira acabam lascando com o tempo, o ideal seria tigelas metálicas em ágata.
4) As mangueirinhas de cobre são rígidas porém maleáveis a ponte de darmos a forma que precisamos, a exemplo da bica que abastece o bebedouro. 




Meu Erro

1) Gastei uma nota preta com a madeira de qualidade mas acabei pintando com uma pinta de cor que achei horrível, e no final das contas eu poderia ter apenas envernizado com um verniz marítimo que ficaria muito melhor.


A casinha deu muito trabalho, mas já foi entregue aos seus “inquilinos” de pena, e ficou muito linda mesmo, uma verdadeira hospedagem 5 estrelas. Tive ajuda da minha namorada a todo instante na instalação da casinha, ela curtiu bastante.
Agora tenho que fazer mais 3 pelo menos para colocar no outro sítio. Vou ter muito trabalho em meu tempo livre!!! Rss

E você gostou? O que faria diferente? Tem casinha de passarinho em sua casa?
Viu quanta coisa boa dá pra fazer em nosso tempo livre?!?

Envolvidos:
Casa dos Parafusos – Sandrinho (27) 3361-1536 (parafusos, quinas metálicas, roldanas e brocas).
Visual Tintas do Aeroporto – Ronaldo (27) 3361-3449 (Lixas e Verniz).
Guaramai Madeiras - Anikelly (27) 3361-2223 (Madeiras já cortadas sob medidas)
Serralheria do Carlinhos – (27) 9989-8271 (Base de ferro para o Galo do Tempo)
Casa do Agricultor – Santos (27) 3261-2770 (Comedouro plástico e canjiquinha)
Fog Pesca (27) 3261-2705 (Mangueiras de cobre e conexões) 
JB Mat de Construção - Ronnie (27) 3361-3102 (Registro d'água e mangueirinhas de silicone)
Guara Madeiras (rotatória do Extrabom) (27) 3261-4060 (Mourões)
Acho que não esqueci de ninguém!!! Rsss 

Um comentário:

  1. Ficou linda!!! Além de manter os passarinhos no sítio, é muito bom ficar olhando ela : )

    ResponderExcluir

Identifique-se com seu e-mail para que possamos responder seus comentários.