Páginas

Para pesquisar neste blog

domingo, 8 de abril de 2012

Apresentação do Blog


A vivência nos ensina muitas coisas, e aprendi que a felicidade não é perene e constante, uma vida feliz se faz com a soma de muitos pequeninos instantes de alegria. Não me rotulem como uma pessoa negativa, tenho uma vida muito feliz, e observo isso quando posso olhar pra trás e posso admirar tudo de bom que já vivi, mesmo em meio à tudo de triste que passamos pela vida naturalmente. Os ritos de passagem são momentos ideais para avaliarmos tudo que vivemos, como a exemplo do dia do nosso aniversário e principalmente as festas de final de ano, quando paramos, mesmo que involuntariamente, de forma quase instintiva, para refletir sobre o que construímos, o que conquistamos, nossos momentos de erro, as coisas que deixamos de fazer, as oportunidades perdidas; mas também avaliamos o que estamos fazendo do nosso hoje, queremos sempre melhorar, e reagimos a todos estes estímulos e planejamos, e replanejamos nossa vida, sempre buscando mais momentos de alegria, estabilidade e maior qualidade de vida.  
A qualidade de vida também não é um elemento de constância em nossa rotina, esta sensação depende de nossas opções diárias e de preferências, seleções e decisões muito particulares que tomamos lá no passado, por vezes nem tão distante, e estão refletindo, se frutificando, e agora em nosso presente, estamos vendo os resultados.
Uma questão quase mistica que ouvimos em poucas situações mais intimas ou quando algo dá muito errado é sobre o que mudaríamos em nossa vida.
Temos coisas que não podemos mudar, outras muitas sim, mas devemos lembrar que toda ação resulta em um gasto de energias, e precisamos saber se estamos psicologicamente e fisicamente dispostos a arcar, com a nossa própria energia, que é limitada sim, cada uma das inúmeras transformações que gostaríamos de fazer em nossa vida, reestabelecando novos projetos ou idéias, para isso precisamos nos conhecer muito e admitir o que realmente podemos ser.
Eu acredito em tudo isso mas também não tenho certeza se vou manter essa idéia de forma plena e por toda a vida, sempre fazemos planos, alguns dão certo, outros ainda sonhamos em realizar, sonhos grandes ou muito pequenos, tarefas ínfimas em nossa casa ou mesmo grandes investimentos financeiros, a vida é uma constante transformação e por vezes temos que nos adaptar a situações imprevistas,  até improváveis de ocorrer, mas para nossa sorte ou revés, acabam ocorrendo, é o acaso da vida.
Independentemente de todas as variações e oscilações que acabamos passando em todo nosso tempo de existência em cima deste planeta, nós queremos sempre, dentro da possibilidade individual de cada um, ser felizes e vivermos com qualidade de vida.
Temos obrigações diárias como família, saúde, trabalho, estudo, tarefas do lar, dentre outras, mas entre estas obrigações temos NOSSO TEMPO LIVRE.
O que seria então esse tempo livre? Buscando por alto pela web encontrei muitas definições e poderia juntar todas em um resumo onde o tempo livre pode ser o pleno ócio, uma ou um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais, é o momento em que não é preciso trabalhar, ou se fazer qualquer outra atividade importante em termos de obrigação; o mesmo pode ser administrado livremente como uma hora para descansar ou praticar atividades prazerosas.
O tempo livre é importante para fugir um pouco da rotina, se divertir, renovar a saúde mental ou física, conhecer ou fazer algo novo, ou mesmo é o momento de curtir sua ociosidade deitado em uma cama olhando para o teto sem pensar em nada, será possível?!??!
Muitas são as sugestões que podemos utilizar para valorizar ou apenas ocupar nosso tempo livre: andar no parque, ler um livro, cozinhar, escrever um poema, andar de bicicleta, fazer exercícios, empinar uma pipa, nadar, correr, brincar com os amigos, namorar, conversar sobre assuntos interessantes ou até mesmo sobre bobagens, jogar vídeo game, fazer sexo, saborear um comida, consertar o chuveiro, viajar para outras cidades, estados ou países, realizar trabalhos manuais, degustar um vinho, observar os pássaros, brincar com seu cachorro, cantar, dançar, descansar, fazer compras, fumar um charuto, ver televisão, ou até mesmo criar um blog.
Neste primeiro momento, e digo “primeiro momento” porque no futuro tudo pode ser melhor entendido do que nós definirmos hoje, e assim classificaremos de tempo livre tudo que não for tempo consumido por obrigações de nossa rotina, seja ela diária, semanal, mensal ou mesmo anual. O tempo que nos restar após realizar tudo aquilo que nos comprometemos, precisamos e que depende de nós para ser realizado, será Nosso Tempo Livre.
A nossa cultura não nos impõem muitos planejamentos, mas precisamos nos organizar para saber, o que, de fato, é obrigação em nossa rotina para assim entendermos o que realmente podemos chamar de Nosso Tempo Livre.  
Podemos otimizar nossa rotina diária e melhorar nossa qualidade de vida a partir do momento em que soubermos administrar melhor nosso tempo livre. O que eu julgo interessante pode ser bem diferente do que uma maioria valoriza, entendimentos diferentes para palavras como melhor, alegre, saudável, valoroso, sustentável... pois cada um indivíduo tem expectativas, diferentes, os sonhos também diferem bastante, nossos planos de vida são tão diferentes que coisas que podem ter imenso valor para um pode não representar qualquer significado para outro. Refletindo, pude identificar que se administramos o nosso tempo livre ele passa a não ser tão livre assim, entende?!?! Por isso vamos trocar idéias, vivências e dicas para tentar viver a nossa própria vida de forma nova e melhor, sabendo o que fazer e como fazer em nosso momento de paz, nosso tempo livre.
Há uma tênue linha entre um dia de qualidade e mais um dia entediante, mas o que pode ser entediante pra mim neste momento pode ser apenas relaxante outro dia, a rotina pode ser quebrada a qualquer momento, depende de nós escolhermos o que vamos fazer, ou inventar, em nosso tempo livre.
Hoje meu tempo livre se resume em ver muita televisão, dormir muito, comer e beber, e visitar minhas duas pequenas áreas de terra que tenho em área rural, e eu acreditava ter uma relativa qualidade de vida, mas hoje quero entender melhor isso.
Agora eu já resumo tempo livre em apenas uma frase já citada na definição em meados deste texto: “praticar atividades prazerosas”, que tenham relevância pra mim é claro!
Quero de forma organizada valorizar meu tempo livre, criar mais, viver melhor, aproveitar saudavelmente o tempo em que não tenho qualquer obrigação ou ocupação, é sempre interessante compartilharmos novas experiências, assim trocamos idéias e juntando partes de pensamentos podemos melhorar ou construir novos conceitos e cenários.
Por isso iniciamos este Blog, em NossoTempoLivre espero poder falar sobre vários temas: Viagens, Artesanatos, Vinhos, Meio Ambiente, Passeios, Culinária, Saúde, Organização... e tudo mais que me fizer sentir bem em meu tempo livre! E o que você faz em seu tempo livre? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se com seu e-mail para que possamos responder seus comentários.