Páginas

Para pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mesa com Caixa de Ar Condicionado



A palavra de ordem é sustentabilidade, a reciclagem é parte de tudo isso, assim resolvi dar utilidade a uma caixa de ar condicionado.
Na reforma de nossa loja sobrou uma caixa para ar condicionado de parede feita em ardósia, o ar antigo foi substituído por um moderno modelo split, eu achei que deveria dar uso a caixa de ardósia e imaginei vários projetos, mas o que arrisquei a executar foi o que achei que agregaria mais valor à peça. Uma mesa de centro com base de madeira sobre roldanas, com tampo de vidro e interior ornamentado com pedras de rio, cactos e bromélias.
Então parti para a execução do projeto, lembro que eu só tinha a caixa de ar condicionado que foi extraído da parede, por isso o investimento foi considerável, mas o resultado foi muito positivo, pois a mesa vai servir por muito tempo


Então vamos dividir tudo isso em etapas:

1 - O primeiro passo foi cortar a parte da caixa do ar condicionado que ficada afixada na parede para que a mesa de centro não ficasse muito alta, a parte que sobrou ainda vai resultar em outro projeto no futuro. O corte é feito com uma serra mármore, de preferência passe uma fita crepe para demarcar a linha do corte a ser feito para ter maior precisão, mas geralmente nem todo mundo tem equipamentos para cortar ardósia em casa, então é só levar em uma marmoraria, o corte é rápido e barato.

2 – Lixar toda a ardósia, parte externa e interna também, pois vai ficar á mostra, após fixar bem toda a superfície lave com água e sabão neutro para tirar toda a poeira e depois é só envernizar, eu optei por um verniz spray, mesmo sendo mais caro é bem mais prático e super rápido.
3 – A base de madeira é o próximo passo, como quero fazer um tipo de jardim de inverno dentro da mesa, preciso fazer uma base com bordas mais altas, eu optei por 10 cm, dando inclusive mais segurança, evitando que a parte de ardósia deslize de cima da base de madeira, ainda mais por ter rodinhas. Também é importante lixar e envernizar para proteger toda a parte de madeira.

4 – As roldanas devem ser parafusadas no fundo da base de madeira em cada extremidade, evitando que elas ao rodarem saiam do limite da madeira.

5 – Com a caixa de ardósia e a base de madeira já envernizadas, colocamos uma sobre a outra, agora no seu interior, bem ao centro, coloque 4 pequenos vasos de cactos e bromélias, não deixe de colocar os respectivos pratinhos coletores de água, e preencha todos os espaços restantes com pedrinha brancas de tamanhos médio e grande.

6 – Agora falta o vidro, optei por um vidro de 6mm com as bordas bem lixadas, o tamanho foi definido de modo que ficasse 10 cm maior que a base de madeira em cada lado. Comprei também 4 bases anti-impacto de silicone para apoiar o vidro sobre a caixa de ardósia.

7 – Para o toque final resolvi aplicar umas quinas metálicas para proteger a base de madeira em sua movimentação sobre as rodinhas e dando um toque de charme à peça.


As dicas:
1) Colocar somente as pedras suficientes para tampar o fundo da base de madeira para evitar sobre-peso.
2) Utilizar de preferência roldanas emborrachadas para evitar trepidação no momento de movimentação.
4) Não utilizar tampo de vidro com espessura menor de 6mm, pois assim você não terá muitas restrições do que vai colocar sobre o vidro.
5) Se vai de fato utilizar a peça como mesa de centro calcule a altura final adequada da mesinha, considerando as roldanas, de acordo com a altura da poltrona.



Erro meu:
1 – Utilizei parafusos amarelos mas depois acabei usando as quinas metálicas em aço inox, seria legal todos da mesma cor.
2 – Sem muita preocupação com a sobrevivência das plantas, em primeiro momento escolhi uma espécie que precisava de muito sol para se manter viva, e ela morreu, aí eu substitui por outro cacto.

A mesinha fez muito sucesso, podemos surpreender! E você tem algo para reciclar ou transformar?!


Envolvidos:
Casa dos Parafusos – Sandrinho (27) 3361-1536 (parafusos, quinas metálicas, roldanas e brocas).
Visual Tintas do Aeroporto – Ronaldo (27) 3361-3449 (Lixas e Verniz spray).
Guaramai Madeiras - Anikelly (27) 3361-2223 (Madeiras já cortadas sob medidas)
Marmoraria Gram Rocha – Fabio (27) 3262-8491 (corte da caixa de ardósia)
Floricultura Jardim Lar – Paulinho (27) 3361-6466 (Pedras brancas e Vasos de Plantas) 

Um comentário:

Identifique-se com seu e-mail para que possamos responder seus comentários.